segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Literatura potiguar nas escolas do RN


Diário de Natal, 24/08/2009

A Lua no céu e ela na Terra é o livro da educadora e escritora potiguar Salizete Freire que será adotado pela Secretaria de Educação do Estado. O livro vai chegar, a princípio, às bibliotecas e salas de leitura de 100 escolas do Ensino Fundamental que fazem parte do projeto Escola Leitora, que é um programa de mediação de leitura ao pequeno leitor, uma parceria da Seec com a C&A e o Instituto de Desenvolvimento da Educação - IDE. A primeira remessa do livro será entregue às escolas no dia 3 de setembro. A obra já foi lançado em Mossoró, no começo deste mês, durante a Feira do Livro com a participação de 104 escolas da região Oeste do estado, o segundo lançamento será em Natal no dia 25 de setembro no salão Paulinas, na Avenida Rio Branco.
Desde a Antiguidade, a Lua tem sido venerada como a personificação do feminino, pois segundo alguns estudiosos esotéricos, as fases lunares evidenciam os aspectos psicológicos e as transformações que ocorrem na vida das mulheres. Por isso, segundo Salizete Freire, "A lua no céu e ela na terra" traça paralelo entre o crescimento da menina com as fases da Lua: nova na meninice, crescente na mocidade, cheia para a mãe grávida e minguante na velhice. Para cada fase, Salizete fez alegoria das fases lunares com o crescimento da mulher, através de uma narrativa que acena para a poesia construída em metáforas inventivas e criativas.
"Porque a Lua sempre exerceu fascínio sobre a humanidade: nos cortes de cabelo, poda das árvores, no movimento das águas, no nascimento de bebês... A magia da Lua, brilhante no céu, encanta e inspira poetas, além de pôr em exercício o imaginário popular", explicou Salizete. As imagens e ilustrações do livro são de Tati Móes.Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), especialista em Literatura Infantil e Juvenil, poeta e escritora, Salizete é professora da rede pública de ensino desde 1985 e atualmente coordena o comitê Proler/RN. É autora de quatro livros adotados pelo Instituto Ayrton Senna: Bicho pra que te quero, Mundo pra que te quero, Planta pra que te quero e Vida pra que te Quero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário